domingo, 25 de junho de 2017

Formação do solo

O processo de origem dos solos é chamado de pedogênese, que é o processo de decomposição das rochas. Quando as rochas entram em contato com a atmosfera, sua composição Química e suas características físicas são alteradas pela ação do calor do sol, da água das chuvas, dos ventos e de outros fatores ambientais. Esse processo é conhecido como intemperismo físico e químico.
Com a ação dos intemperismos, as rochas são reduzidas a pequenos fragmentos, formando um material solto, que pode servir de habitat para microrganismos, plantas e pequenos animais. Quando esses seres vivos completam seu ciclo de vida, vão sendo decompostos e ao final geram uma camada de matéria orgânica no solo.
Devido a todos os processos químicos, físicos e biológicos conseguimos organiza em uma  sequência de camadas de diferentes aspectos e composições. Essas camadas sobrepostas recebem o nome de horizontes do solo, e o conjunto de horizontes, por sua vez, dão origem ao perfil do solo.

Minerais

Os minerais podem ser formados na terra ou chegar ao planeta através de meteoritos e outros corpos espaciais, são compostos inorgânicos de estrutura cristalizada com uma cadeia química estabelecida, responsável por manter as propriedades físicas da matéria.
Os minerais metálicos são compostos por elementos químicos metálicos e costumam ser bons condutores de eletricidade, como: ferro, alumínio, cobre e etc. Já os minerais não metálicos são compostos formados a partir de elementos químicos ametais, tais como diamante, calcário e areia.
O estudo dos minerais segue alguns critérios, como: cristalização, cor, transparência, brilho, dureza, traço, fratura, densidade, clivagem e propriedades eletromagnéticas.

Petróleo e Gás natural

O petróleo envolve misturas naturais de compostos do carbono e hidrogênio, os nomeados hidrocarbonetos, tanto ele quanto o gás natural são combustíveis fósseis. Sua origem inicia-se a partir da matéria orgânica, animal e vegetal que são soterradas pouco a pouco por sedimentos, com a falta de oxigênio, que se existisse ali, poderia ser destruído pelo processo de oxidação. Mas como a matéria orgânica passou por várias modificações, graças a pressão e temperatura causada pelo soterramento, restaram apenas os hidrocarbonetos, que sob as condições adequadas formam o petróleo ou gás.
A formação do petróleo é realizada em depressões da crosta terrestre após o acúmulo de sedimentos trazidos de partes mais elevadas ao seu redor, em ambiente aquoso.
Já o gás natural é formado pela decomposição de de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. É encontrado no subsolo terrestre ou marítimo.