terça-feira, 14 de junho de 2016

Globalização

                   A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenômeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade. As coisas mudam muito rápido hoje em dia, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado, Por exemplo, na década de 1950, uma viajem de avião cruzando o Oceano Atlântico durava 18 horas. Hoje a mesma rota pode ser feita em menos de 5 horas. Em 1865, a noticia da morte de Abraham Lincoln levou 13 dias para chegar na Europa, mas hoje, ficamos sabendo de tudo que acontece no mundo em apenas alguns minutos.
                   Não podemos negar que a globalização facilita a vida das pessoas, por exemplo o consumidor foi beneficiado, pois podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, porém ela também pode dificultar. Uma das grandes desvantagens da globalização é o desemprego. Muitas empresas aprenderam a produzir mais com menos gente, e para tal efeito elas usavam novas tecnologias fazendo com que o trabalhador perdesse o espaço.
                    A necessidade de união causada pela globalização fez com que vários países que visavam uma integração econômica que unissem formando os chamado Blocos Econômicos (ALCA, NAFTA e Tigre Asiático, por exemplo), o interesse dessa união seria o aumento do enriquecimento geral.
                    Não podemos esquecer também que, hoje em dia, é essencial o conhecimento da língua inglesa. O inglês, que ao longo dos anos se tornou a segunda língua de quase todos nós, é exigido em quase todos os campos de trabalho, desde os mais simples como um gerente de hotel até o mais complexo, como um grande empresário que fecha grandes acordos com multinacionais.
                     Para encarar todas estas mudanças, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas novas em todos os setores, tanto na música, como na ciência, na medicina e na política.



OBS: Esta postagem foi feita por Larissa Melo

As Quatro Fases da Globalização e do Sistema-Mundo

*Primeira Fase: Os primeiros passos da globalização foram dados com a expansão geográfica da economia-mundo europeia por meio das grandes navegações marítimas dos séculos XV e XVI. Vários povos europeus, impulsionados pela busca de metais preciosos que cobrissem os gastos das monarquias europeias e de produtos exóticos que pudessem ser comercializados na Europa, aproveitaram-se dos avanços das técnicas de navegação e passaram a estabelecer relações comerciais mais intensas com as demais economias-mundo.
                           Como resultado, entre o século XV e meados do XIX, ampliaram-se a migração de pessoas e a circulação de produtos, fazendo surgir novos mercados entre regiões do globo antes isolados, favorecendo a expansão comercial.





*Segunda Fase: Entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o processo de globalização adquiriu novo impulso com a expansão da dominação política, econômica e militar europeia sobre grandes extensões da África e da Ásia, onde foram estabelecidos impérios coloniais.
                           As inovações técnicas aplicadas à indústria, aos transportes e às comunicações, com a expansão das ferrovias, do uso de automóveis, aviões, telégrafos, telefones e rádios, contribuíram para intensificar, agilizar e ampliar a difusão de relações econômicas capitalistas para outros territórios.


*Terceira Fase: Entre 1945 e 1989, o processo de globalização esteve condicionado pela Guerra Fria. Os dois países, EUA e União Soviética, disputavam entre si a ampliação de suas áreas de influência no mundo.
                          Nessa fase, a globalização continuou a expandir-se, em grande parte graças aos avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes.





*Quarta Fase: Desde a última década do século XX, com o fim da Guerra Fria, o mundo passou a viver a quarta fase da globalização, ampliada em função do avanço do capitalismo em direção aos países onde antes existia o socialismo.
                       Os avanços tecnológicos, com predomínio da informática, favorecerão ainda mais a expansão do capitalista provocando grandes mudanças na produção e na circulação de mercadorias, nos transportes de cargas e passageiros na difusão de bens culturais e de artigos de consumo, entre outras. A maior eficiência das telecomunicações também permitiu a formação de redes digitais e estimulou o avanço da globalização.


OBS: Esta postagem foi feita por Larissa Melo

Países ricos e pobres: O centro e a periferia

O conceito de país central é utilizado para descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social,tomando como base alguns critérios.
              Como a divisão dos países em primeiro,segundo,terceiro mundo tornou-se desatualizada,outras regionalizações passaram a expressar de modo mais adequado a organização do espaço mundial contemporâneo.Uma dessas regionalizações agrupa os países de acordo com o grau de dependência externa e a influência que exercem no cenário internacional.
             





          De acordo com esse critério os países podem ser classificados em (ricos ou centrais) e (pobres ou periféricos).O centro e formado pelo pequeno número de nações mais ricas e industrializadas que exercem forte dominação econômica,financeira,tecnológica e muitas sob as áreas periféricas .A periferia abrange a maioria dos países do mundo que apresentam menor desenvolvimento econômico tecnológico e forte dependência em relação aos países centrais.

domingo, 12 de junho de 2016

Matriz e Filiais

Filiais: é uma loja que está subordinada a uma empresa matriz
Na primeira, a loja já existia como uma empresa independente, até ser adquirida por outra. Assim, apesar de possuir independência  de gestão e às vezes até a preservação de seu nome original, precisa mandar uma remessa de dinheiro mensal ou anual proporcional ao lucro adquirido. Em escala maior, um exemplo é a fusão da Telemar com a Oi, e do Itaú com o Unibanco Brasil. Essas quatro empresas preservam a marca apesar da agregação.
Matriz: Estabelecimento principal de uma instituição pública ou privada, onde se centralizam as suas atividades e que comanda as sucursais.

As multinacionais

No contexto de globalização, a disputa econômica entre empresas tem como palco o mercado mundial. Vivemos rodeados por produtos fabricados por empresas multinacionais bastantes conhecidas..
As empresas multinacionais ampliaram seus mercados vendendo produtos em praticamente todo o país, aumentaram o numero de filiais em todo o globo e compraram muitas empresas em vários países, principalmente no países subdesenvolvidos.
Cerca de 90% das maiores corporações industriais está situada nos E.U.A ( responsável por mais de 40% ), Europa e Japão.
Algumas empresas movimentam anualmente um capital superior a economia de vários países reunidos. Em conjunto, são responsáveis por cerca de 70% do comércio mundial de mercadorias. Os países escolhidos para os investimentos são aqueles que tem mão-de-obra barata, matéria-prima abundante, mercado consumidor, baixo custo para instalação das empresas e incentivos ficais ( redução de impostos).


A Onda

   

 

             Na aula de geografia o professor João Luís,passou o filme "A Onda" para nós assistirmos , que trata sobre a falta de orientação na vida dos jovens e a responsabilidade que recai sobre seus mestres para essa função, além de abordar a busca por valores legítimos, tanto pelos jovens quanto por seus orientadores.A história do filme é baseada em fatos ocorridos em 1967, em uma escola secundária da Califórnia.
            Esse filme fala sobre um professor fica responsável por dar aulas sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Para conseguir a atenção e o interesse dos alunos, o professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura. Porém, esse experimento vai além dos limites e acaba desencadeando consequências inesperadas.
              Durante o filme são discutidas diversas ideologias e formas de governo, como o fascismo, o anarquismo, a autocracia e o nazismo, no filme essas ideologias influenciam os jovens.
Porém, o movimento ideológico passa a ser motivo de brigas e discriminação entre os estudantes integrantes e não-integrantes da onda. Aqueles que se recusavam, por exemplo, a usar uma camisa branca (uniforme regularizado para seguidores da Onda) ou fazer o sinal de saudação, eram barrados na entrada da escola ou em locais específicos .As pessoas podem ser facilmente influenciadas, chegando ao ponto de agir sem pensar só para se sentirem parti do grupo.

Por que a Austrália está no Sul e é denominada Norte?


Como vimos anteriormente sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, há um outro nome que pode ser colocado em vez de desenvolvido e subdesenvolvido pode ser chamado de Países de Norte e Sul.




  Ai vocês se perguntam porque nesta imagem a Austrália está no sul e é denominado Norte?
  É porque a Austrália é desenvolvida,ou de Norte que significam a mesma coisa :Países Desenvolvidos,como do mesmo jeito os países de sul são países subdesenvolvidos.
   

Países Desenvolvidos e subdesenvolvidos

Países Desenvolvidos:
  
Há três maneiras de falar sobre esses países: desenvolvidos,Países Centrais e Países de Norte.

  O nível de desenvolvimento é um dos principais critérios para regionalizar o espaço geográfico.
Isso Acontece quando há um aumento de produção de bens e serviços junto com a melhoria no padrão de via de população.A O.N.U (Organização das Nações Unidas) regionaliza os países conforme o nível de desenvolvimento,levando em consideração vários indicadores econômicos e sociais.Os Países desenvolvidos ou de centrais ou de norte geralmente são bastante industrializados e apresentam economia estável e em crescimento cada vez mais.


Um exemplo de urbanização

 Países subdesenvolvidos

Há também três maneiras de descrever :Países subdesenvolvidos,Países Periféricos e Países de Sul.

O subdesenvolvimento ocorre quando um país e predominantemente agrícola, em geral com baixo nível de Industrialização e economia instável que passa por crises além de ter grande dependência financeira.Possui acentuada dependência de importação de produtos de alta tecnologia e de capital estrangeiro.Nos países subdesenvolvidos grande parte da população sobrevive precariamente.

Blocos Econômicos

 Blocos econômicos são blocos de interesse econômico comum, que foi feito pelos países do mundo todo para fortalecer posições na economia mundial, seu objetivo é eliminar as tarifas ou impostos de importação entre os países membros. Por isso, os países que integram esses blocos têm como princípio comum ampliar as relações comerciais entre seus parceiros (istos em todas as modalidades dos blocos econômicos).

                                                            

                                                             Modalidades


*Zona de Livre Comércio: São feitos acordos comerciais que visam exclusivamente a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros do bloco. O principal exemplo é o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) formado por EUA, Canadá e México.













*União Aduaneira: Além de reduzir ou eliminar tarifas aduaneiras entre os países do bloco, estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco. A união aduaneira exige que os países mantenham pelo menos 85% das trocas comerciais totalmente livres de taxas de exportação e importação entre os países membros. É uma abertura de fronteiras para mercadorias, capitais e serviços, mas não permite a livre circulação de trabalhadores. Um exemplo desse tipo de bloco é o MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul) formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Chile, Bolívia, Colômbia e Equador participam do MERCOSUL como Estados Associados.








*União Econômica e Monetária: É o caso ainda dos países da UE, que adotaram o euro como moeda única, administrada pelo Banco Central Europeu, Nessa forma de integração, é necessário que os países estipulem limites comuns máximos de inflação e de déficit público. Dos países que formam a UE, apenas nove fazem parte da zona do euro: Alemanha, França, Irlanda, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Grécia.
*Mercado Comum: É uma aliança que visa a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços. A UE (União Europeia) é um exemplo de mercado comum que, além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, investimentos e de todos os tipos de serviços entre os países membros.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Setores econômicos

  • Setor primário: Relacionada a extração de recursos naturais (matéria-prima) como: pecuária, agricultura, recursos energéticos , extrativismo e etc. Os países que produzem e exportam esses materiais são chamados de subdesenvolvidos ou seja tem baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo.   
  • Setor secundário: Transforma a matéria-prima em produtos industrializados como: máquinas, tecnologia de ponta, alimentos industrializados e etc. Os países que produzem e exportam esses materiais são chamados de desenvolvidos ou seja possuem uma base significativa econômica concentrada no setor secundário.


  • Setor terciário: Está relacionada a prestação de serviços como: Cinemark, consultórios médicos, comércio e etc. Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário.