Modalidades
*Zona de Livre Comércio: São feitos acordos comerciais que visam exclusivamente a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros do bloco. O principal exemplo é o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) formado por EUA, Canadá e México.
*União Aduaneira: Além de reduzir ou eliminar tarifas aduaneiras entre os países do bloco, estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco. A união aduaneira exige que os países mantenham pelo menos 85% das trocas comerciais totalmente livres de taxas de exportação e importação entre os países membros. É uma abertura de fronteiras para mercadorias, capitais e serviços, mas não permite a livre circulação de trabalhadores. Um exemplo desse tipo de bloco é o MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul) formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Chile, Bolívia, Colômbia e Equador participam do MERCOSUL como Estados Associados.
*União Econômica e Monetária: É o caso ainda dos países da UE, que adotaram o euro como moeda única, administrada pelo Banco Central Europeu, Nessa forma de integração, é necessário que os países estipulem limites comuns máximos de inflação e de déficit público. Dos países que formam a UE, apenas nove fazem parte da zona do euro: Alemanha, França, Irlanda, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Grécia.
*Mercado Comum: É uma aliança que visa a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços. A UE (União Europeia) é um exemplo de mercado comum que, além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, investimentos e de todos os tipos de serviços entre os países membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário