domingo, 12 de junho de 2016

Blocos Econômicos

 Blocos econômicos são blocos de interesse econômico comum, que foi feito pelos países do mundo todo para fortalecer posições na economia mundial, seu objetivo é eliminar as tarifas ou impostos de importação entre os países membros. Por isso, os países que integram esses blocos têm como princípio comum ampliar as relações comerciais entre seus parceiros (istos em todas as modalidades dos blocos econômicos).

                                                            

                                                             Modalidades


*Zona de Livre Comércio: São feitos acordos comerciais que visam exclusivamente a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros do bloco. O principal exemplo é o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) formado por EUA, Canadá e México.













*União Aduaneira: Além de reduzir ou eliminar tarifas aduaneiras entre os países do bloco, estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco. A união aduaneira exige que os países mantenham pelo menos 85% das trocas comerciais totalmente livres de taxas de exportação e importação entre os países membros. É uma abertura de fronteiras para mercadorias, capitais e serviços, mas não permite a livre circulação de trabalhadores. Um exemplo desse tipo de bloco é o MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul) formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Chile, Bolívia, Colômbia e Equador participam do MERCOSUL como Estados Associados.








*União Econômica e Monetária: É o caso ainda dos países da UE, que adotaram o euro como moeda única, administrada pelo Banco Central Europeu, Nessa forma de integração, é necessário que os países estipulem limites comuns máximos de inflação e de déficit público. Dos países que formam a UE, apenas nove fazem parte da zona do euro: Alemanha, França, Irlanda, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Grécia.
*Mercado Comum: É uma aliança que visa a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços. A UE (União Europeia) é um exemplo de mercado comum que, além de eliminar as tarifas aduaneiras internas e adotar tarifas comuns para o mercado fora do bloco, permite a livre circulação de pessoas, investimentos e de todos os tipos de serviços entre os países membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário