*Primeira Fase: Os primeiros passos da globalização foram dados com a expansão geográfica da economia-mundo europeia por meio das grandes navegações marítimas dos séculos XV e XVI. Vários povos europeus, impulsionados pela busca de metais preciosos que cobrissem os gastos das monarquias europeias e de produtos exóticos que pudessem ser comercializados na Europa, aproveitaram-se dos avanços das técnicas de navegação e passaram a estabelecer relações comerciais mais intensas com as demais economias-mundo.
Como resultado, entre o século XV e meados do XIX, ampliaram-se a migração de pessoas e a circulação de produtos, fazendo surgir novos mercados entre regiões do globo antes isolados, favorecendo a expansão comercial.
*Segunda Fase: Entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o processo de globalização adquiriu novo impulso com a expansão da dominação política, econômica e militar europeia sobre grandes extensões da África e da Ásia, onde foram estabelecidos impérios coloniais.
As inovações técnicas aplicadas à indústria, aos transportes e às comunicações, com a expansão das ferrovias, do uso de automóveis, aviões, telégrafos, telefones e rádios, contribuíram para intensificar, agilizar e ampliar a difusão de relações econômicas capitalistas para outros territórios.
*Terceira Fase: Entre 1945 e 1989, o processo de globalização esteve condicionado pela Guerra Fria. Os dois países, EUA e União Soviética, disputavam entre si a ampliação de suas áreas de influência no mundo.
Nessa fase, a globalização continuou a expandir-se, em grande parte graças aos avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes.
*Quarta Fase: Desde a última década do século XX, com o fim da Guerra Fria, o mundo passou a viver a quarta fase da globalização, ampliada em função do avanço do capitalismo em direção aos países onde antes existia o socialismo.
Os avanços tecnológicos, com predomínio da informática, favorecerão ainda mais a expansão do capitalista provocando grandes mudanças na produção e na circulação de mercadorias, nos transportes de cargas e passageiros na difusão de bens culturais e de artigos de consumo, entre outras. A maior eficiência das telecomunicações também permitiu a formação de redes digitais e estimulou o avanço da globalização.
OBS: Esta postagem foi feita por Larissa Melo
Houveram uns poucos erros de concordância aí... Mas no geral,foi bom]Vlw,ajudou bastante!
ResponderExcluir