quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Demografia

Demografia consiste em estudar o movimento da população em aspectos econômico, étnico, migração e etc. Existem dois tipos de análise na demografia, a qualitativa ( qualidade ) e quantitativa ( quantidade ).


Análise quantitativa : Consiste na análise de informações que contenham números, como : índices de vida, porcentagens, preço e etc. A pesquisa quantitativa ela é mais objetiva, pois o seu foco é conciso e limitado não estabelecendo padrões de causa e consequência 


Análise qualitativa : Consiste em buscar relações entre causa e consequência,, preocupa-se com a qualidade das informações, sendo assim uma pesquisa mais profunda, como : pesquisas de opinião, entrevistas, coleta de dados e etc.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A FRONTEIRA NORTE-AMERICANA

Os EUA, país que mais recebeu Imigrantes em todo o mundo e em toda a história, é formado pela diversidade de povos de origem Europeia, Asiática, africana e diversos grupos indígenas autóctones. Nas últimas décadas, os latino-americanos vem sendo os responsáveis pelo maior volume migrantes que vivem hoje no país. Segundo relatório da ONU, os EUA são o país que tem a maior quantidade de estrangeiros, mais de 40 milhões, equivalentes a metade da população da Alemanha.
       A legislação atual dos Estados Unidos é extremamente restritiva a entrada de imigrantes. Os consulados norte-americanos têm sido mais rigorosos na consecução de vistos de entrada aos latino-americanos, africanos e asiáticos que desejam visitar o país.
        Entre os imigrantes clandestinos, destacam-se os "braceros" como são chamados os mexicanos que ingressam ilegalmente no país e ocupam postos de trabalho pouco qualificados. Para conter esse fluxo, o policiamento da fronteira entre o México e os Estados Unidos foi reforçada na década de 1980, muitos migrantes de outros países latino-americanos costumavam utilizar lá para entrar clandestinamente no território americano.
        O Nafta, acordo comercial entre Estados Unidos, Canadá e México apresenta determinações bastante contundentes na restrição a entrada mexicanos no território americano.
          A partir da década de 1990 os EUA começaram a receber grande número de imigrantes cubanos devido a crise econômica que envolveu os antigos países socialistas. Essa crise econômica aumentou o empobrecimento da população cubana, aqueles que não suportavam a escassez gerada pela crise procurar vão deixar o país e muitos se dirigiram para os EUA. Milhares de imigrantes deixaram Cuba em embarcações precárias e muitos não sobreviveram. Esses Imigrantes ficaram conhecidos por "balseiros".

A FRONTEIRA DA UNIÃO EUROPEIA

  • DÉCADA DE 1990: Crise do socialismo na Europa Oriental passou a gerar migrações econômicas para as nações europeias ocidentais mais desenvolvidas.
  •  Nações da Europa que possuem maior desenvolvimento econômico com a França, Reino Unido e Alemanha se tornaram polos de atração de fluxo de imigrantes. A França recebeu fluxos do Magreb ( Marrocos, Argélia e Tunísia ), Reino Unido recebeu fluxos provenientes de suas ex-colônias Paquistão e Índia a Alemanha recebeu fluxos principalmente da Turquia.
  • Segunda metade da década de 1990: países da União Europeia intensificaram ações para restringir a entrada de imigrantes. A livre circulação de pessoas no bloco econômico se restringe ao cidadão Europeu.
  • Ascenção de grupos de extrema-direita nas nações europeias e aumento da xenofobia entre os europeus. Ascenção de grupos neonazistas.

As 10 principais rotas legais e ilegais que levam brasileiros aos E.U.A

Após vários anos em estabilidade e até mesmo declínio, a imigração de brasileiros para os Estados Unidos parece estar novamente em alta.

Não há dados oficiais, mas advogados e associações que atendem brasileiros nos EUA dizem que a nova onda migratória começou no ano passado, conforme a crise econômica ganhou força no Brasil, e se intensificou em 2015.
Tanto agora como antigamente, diz Castro, muitos chegam sem os vistos adequados e permanecem no país irregularmente. Entre os mais ricos, há quem desembolse US$ 500 mil (R$ 1,8 milhão) pelo direito de residir legalmente no país.

Pessoas que se submetem a formas ilegais de imigração costumam sofrer deportações, punições e envolver-se em riscos nas mãos de gangues e traficantes humanos.

Estados Unidos e México

Atualmente a extensão do muro entre o México e os Estados Unidos é de aproximadamente 1.130 quilômetros, cerca de um terço da fronteira entre os países. Em alguns pontos, ele é uma “parede” simples, de altura não muito elevada. Em outros lugares, no entanto, ele é composto por dois muros e um espaço entre eles por onde passam veículos militares de fiscalização
Essa situação pode ser comparada ao Muro de Berlim, analisando os fatos em que uma nação é desenvolvida e a outra subdesenvolvida, isso divide muito mais do que dois países, mas dois “mundos” diferentes
Podemos dizer que, em termos gerais, a construção do Muro entre México e EUA é um dos grandes marcos das relações políticas, econômicas e diplomáticas entre os países do chamado “Norte desenvolvido” com o “Sul subdesenvolvido”, demarcando mais do que simplesmente fronteiras políticas.

Migração Interna no Brasil

No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro.
Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.
O Sudeste é a região que recebe muito mais gente do que perde. O Centro-Oeste também recebe mais migrantes do que perde, sendo, atualmente, o principal destino dos fluxos migratórios no Brasil. A Região Nordeste tem recebido cada vez mais migrantes, sendo a maioria proveniente do Sudeste, porém, continua sendo a região que mais perde população para as demais.

Xenofobia e Migração

A xenofobia ocorre frequentemente nos países mais ricos e desenvolvidos, principalmente na Europa. Os nativos acreditam que os imigrantes são responsáveis pelo desemprego, criminalidade e todos os problemas sociais do país. Na Europa, alguns grupos xenófobos são conhecidos entre nós, como osSkinheads, na Inglaterra, e os Neonazistas, na Alemanha. Outros grupos não são tão conhecidos assim, como os Bloc Identitaire (França), CasaPound (Itália) e English Defence League (Reino Unido).
No Brasil, tem-as discriminações sofridas pelos nordestinos no sudeste brasileiro. Geralmente, são atribuídos estereótipos de forma pejorativa, tais como “cabeça chata”, “baianos”, “paraíbas”, entre outros. A xenofobia, portanto, trata-se de um racismo, um preconceito cultural, uma discriminação racial, econômica e social ao estrangeiro. O encontro de diversos povos, religiões, sotaques, classes econômicas e sociais, no geral, é positivo. Contribuem para a riqueza cultural e econômica de uma nação.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O Brasil e as migrações internacionais de trabalhadores

No Brasil, os aspectos econômicos sempre impulsionaram as migrações internas. Durante os séculos XVII e XVIII, a intensa busca por metais preciosos desencadeou grandes fluxos migratórios com destino a Goiás, Mato Grosso e, principalmente, Minas Gerais. Em seguida, a expansão do café nas cidades do interior paulista atraiu milhares de migrantes, em especial mineiros e nordestinos.
No século XX, o modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a instalação de indústrias no território brasileiro, fato que promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do Sudeste, principalmente para São Paulo.
                 




A Região Sudeste que, historicamente, recebeu o maior número de migrantes, tem apresentado declínio na migração, consequência da estagnação econômica e do aumento do desemprego na região. Nesse sentido, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios, onde a Região Centro-Oeste passou a ser o principal destino.

Outro aspecto das migrações internas no Brasil é que os fluxos são mais comuns dentro dos próprios estados ou regiões de origem do migrante. Esse fato se deve à descentralização da atividade industrial no país, antes concentrada na Região Sudeste e em Regiões Metropolitanas.



Migrações Internacionais de Trabalhadores

A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país.A migração de trabalhadores afeta a maioria dos países no mundo.A maioria das migrações internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra natal, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 bilhões de dólares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8 bilhões de dólares enviados por brasileiros que vivem no exterior.


                

A Migração Internacional acontece por diversos motivos como:desastres ambientais, guerras, perseguições políticas,étnicas ou culturais,Em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros. O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem para obter um bom emprego e melhores condições financeiras.
           

                     
Os problemas gerados pelos fluxos migratórios são importantes e, muitas vezes, graves. As causas desses problemas estão em um debate existente nos países receptores sobre se os imigrantes vão conseguir se ingressar nas comunidades ou afastados construindo suas próprias regras.

domingo, 11 de setembro de 2016

Fluxos Turísticos


Um dos fenômenos mais marcantes do século XX foi o aumento da deslocação de pessoas em viagens internacionais com caráter lúdico.
As receitas e os fluxos de turistas a nível mundial continuam a aumentar , tornando o turismo um setor de importância estratégica em vários países.

Fatores que contribuíram para o aumento generalizado do turismo:
-Aumento generalizado da qualidade de vida nos países desenvolvidos;
-Desenvolvimento dos transportes e comunicações;
-Generalização das férias pagas;
Os fluxos turísticos desenvolvem-se, principalmente, entre os países desenvolvidos do hemisfério Norte. 

Os setores turísticos tem a particularidade de ter grande elasticidade quer em relação à conjuntura econômica quer aos novos padrões de turismo, caracterizados por: 
-Aumento das viagens planificadas com pouca antecedência, 
-Férias curtas e repartidas ao longo do ano;
-Segmentação dos mercados;
-Crescimento do turismo sênior e jovem;
-Aumento do número de turistas individuais

sábado, 10 de setembro de 2016

Matas Ciliares

É um tipo de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos. As matas ciliares também são conhecidas como mata de galeria, vegetação ribeirinha ou vegetação ripária.

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força da águas que chegam a rios ,lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade, fornecem alimento e abrigo para a fauna, constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura, e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.



















Em Regiões com problemas de desequilíbrio ecológico a mata ciliar não é capaz sozinha de impedir a erosão das margens, ela apenas ajuda. Rios em processo de assoreamento tendem a sair de seu leito com mais facilidade durante as chuvas, provocando inundação e solapamento das margens. As árvores não resistem às contantes agressões sofridas e terminam por serem levadas pela força das águas e a falta de superfície de sustentação.



Muitos fazendeiros, no intuito de facilitarem a chegada do gado até a beira do rio ou lago, retiram a vegetação em sua totalidade, além da ausência de proteção para o solo, o pisoteamento do gado facilita o processo erosivo e por consequência a entrada de sedimentos para as águas.




















É bem interessante conhecer bem de perto o tipo de vegetação que fica próximo às margens dos rios, as árvores parecem formar camadas de proteção, como numa exército que fica organizado de forma a enfrentar uma batalha, cada qual com sua função. Quanto mais próximas as árvores ficam das águas, mais suas raízes são mais superficias e em maior quantidade. Em alguns casos temos uma vegetação espinhosa e com muitos ramos, formando um entranhado como num tricô. Quanto mais se afasta da margem do rio, mais a vegetação vai se tornando um pouco diferente, com raízes mais profundas e com árvores maiores, como se a função fosse freiar as águas que descem dos pontos mais altos.






Os Fluxos Populacionais

   A expansão dos meios de transporte e comunicação não só intensificou a dependência entre os lugares no espaço geográfico mundial, como também possibilitou maior mobilidade para a população do planeta.







   As migrações são um fenômeno constante no decorrer da história humana, mas atualmente elas ocorrem de maneira muito mais intensa. De acordo com a ONU, estima-se que cerca de 213 milhões de pessoas residam fora dos seus países em que nasceram. Esses deslocamentos populacionais em que as pessoas deixam seus países de origem para se estabelecer em outros são denominados migrações internacionais.
















   De maneira geral, a ocorrência desses fluxos está diretamente relacionada aos fatores de atração presentes nos países de imigração, que apresentam melhores perspectivas de vida, e aos fatores, de repulsão que atuam nos países de emigração, afetados por crises econômicas, guerras, revoluções, conflitos étnico-religiosos etc.
   
   Além disso, os fluxos internacionais dependem de outros fatores, como a política de imigração adotada pelos países. Esse é o caso, por exemplo, dos dekasseguis brasileiros que partem para o Japão para trabalhar, fato que apenas se tornou possível quando o governo japonês autorizou a entrada desses migrantes no país. Esse tipo de imigração é controlado pelo governo, que fiscaliza a quantidade e a origem dos grupos migrantes.


domingo, 4 de setembro de 2016

Fluxos de refugiados

Os refugiados são indivíduos que sofrem com perseguições de ordem política, étnica ou religiosa, devido a isso, eles deixam o local onde vivem e refugiam-se em outras regiões de segurança, mesmo que seja no interior de seu país, Na atualidade o número de refugiados está próximo de 51 milhões, de acordo com os dados de 2014 do Alto Comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados (ACNUR).

De modo geral a maior parte dos fluxos de refugiados tem origem em países ditatoriais e subdesenvolvidos, como: Angola, Haiti, Nepal, Ilhas Salomão e etc. E a outros  fatores, como : guerras, desastres climáticos, epidemia de doenças, fome, miséria e desastres naturais.
Atualmente a União Europeia e seus Estados membros construíram uma fortaleza para manter migrantes irregulares fora de suas fronteiras. Isso como forma de "DEFESA", além disso também financiou sistemas de segurança contra os refugiados, cada Estado membro está tomando medidas drásticas em relação as chegadas irregulares.
Pensem em relação as atitudes da UE, qual será o verdadeiro objetivo por trás dessa medidas "PROTETIVAS" ??