As migrações são um fenômeno constante no decorrer da história humana, mas atualmente elas ocorrem de maneira muito mais intensa. De acordo com a ONU, estima-se que cerca de 213 milhões de pessoas residam fora dos seus países em que nasceram. Esses deslocamentos populacionais em que as pessoas deixam seus países de origem para se estabelecer em outros são denominados migrações internacionais.
De maneira geral, a ocorrência desses fluxos está diretamente relacionada aos fatores de atração presentes nos países de imigração, que apresentam melhores perspectivas de vida, e aos fatores, de repulsão que atuam nos países de emigração, afetados por crises econômicas, guerras, revoluções, conflitos étnico-religiosos etc.
Além disso, os fluxos internacionais dependem de outros fatores, como a política de imigração adotada pelos países. Esse é o caso, por exemplo, dos dekasseguis brasileiros que partem para o Japão para trabalhar, fato que apenas se tornou possível quando o governo japonês autorizou a entrada desses migrantes no país. Esse tipo de imigração é controlado pelo governo, que fiscaliza a quantidade e a origem dos grupos migrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário