A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenômeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade. As coisas mudam muito rápido hoje em dia, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado, Por exemplo, na década de 1950, uma viajem de avião cruzando o Oceano Atlântico durava 18 horas. Hoje a mesma rota pode ser feita em menos de 5 horas. Em 1865, a noticia da morte de Abraham Lincoln levou 13 dias para chegar na Europa, mas hoje, ficamos sabendo de tudo que acontece no mundo em apenas alguns minutos.
Não podemos negar que a globalização facilita a vida das pessoas, por exemplo o consumidor foi beneficiado, pois podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, porém ela também pode dificultar. Uma das grandes desvantagens da globalização é o desemprego. Muitas empresas aprenderam a produzir mais com menos gente, e para tal efeito elas usavam novas tecnologias fazendo com que o trabalhador perdesse o espaço.
A necessidade de união causada pela globalização fez com que vários países que visavam uma integração econômica que unissem formando os chamado Blocos Econômicos (ALCA, NAFTA e Tigre Asiático, por exemplo), o interesse dessa união seria o aumento do enriquecimento geral.
Não podemos esquecer também que, hoje em dia, é essencial o conhecimento da língua inglesa. O inglês, que ao longo dos anos se tornou a segunda língua de quase todos nós, é exigido em quase todos os campos de trabalho, desde os mais simples como um gerente de hotel até o mais complexo, como um grande empresário que fecha grandes acordos com multinacionais.
Para encarar todas estas mudanças, o cidadão precisa se manter atualizado e informado, pois estamos vivendo em um mundo em que a cada momento somos bombardeados de informações e descobertas novas em todos os setores, tanto na música, como na ciência, na medicina e na política.
OBS: Esta postagem foi feita por Larissa Melo